fbpx

Retrospectiva 2020 – Lar Maná

Retrospectiva 2020 – Lar Maná

O ano de 2020 trouxe desafios que jamais poderíamos prever, não foi? 

As crianças do Lar Maná, acostumadas a receber muitas visitas, sair para a escola diariamente e ter um contato próximo com as “tias” do Maná tiveram que se readaptar e se acostumar com a nova rotina na pandemia.

Porém, gostaríamos de focar nas coisas boas que o ano de 2020 trouxe para nós aqui nesta retrospectiva. Crianças encontraram novos lares, outras participaram de oficinas, esportes e aulas de informática, vizinhos da comunidade encontraram empregos dentro do Maná, e tantas outras bênçãos foram derramadas aqui.

Por isso, queremos compartilhar os pontos positivos do ano e agradecer a você que esteve presente em oração, contribuição e que nos acompanhou, mesmo que virtualmente, até aqui.

Novos portos seguros:

Ao longo de 2020, nossos corações ficaram quentinhos ao testemunhar o encontro de 14 crianças com seus novos portos seguros. Foram 2 reintegrações familiares e 12 adoções de crianças do Lar Maná. Processos muitas vezes extensos, porém gratificantes.

Ficamos com saudades das figurinhas que partem daqui, mas não existe felicidade maior do que ver nossos pequenos saindo do “ninho” do Maná, criando asas e voando para lares com convivência familiar saudável. Lares onde terão pratos de comida quentinhos, palavras de amor e abraços de aconchego todos os dias.

Mãos na massa:

Mãos sujas de tinta, papéis das mais variadas cores e lápis espalhados na mesa. Esse foi o retrato de apenas uma das muitas oficinas realizadas ao longo de 2020.

Através das oficinas lúdicas pedagógicas, as crianças puderam colocar a criatividade em prática e se desenvolver por meio de artes, música e outras atividades psicopedagógicas realizadas no Lar Maná.

Judô, equilíbrio e partidas de futebol: 

Qual a criança que não gosta de brincar? Se for ao ar livre, com competição entre equipes e professores envolventes então, nem se fala! 

As crianças do Lar Maná, com o apoio do Projeto Criança Esperança, aprenderam novos golpes de judô, se equilibraram no slackline, jogaram e torceram muito nas partidas de vôlei ou futebol e aprenderam a nadar com as amadas “tias da natação”. 

E sabe qual foi a melhor parte disso tudo? Pudemos observar não só o aumento da autoestima dos pequenos ao realizar tarefas que antes não pareciam possíveis, mas testemunhamos a diminuição expressiva de idas a urgências médicas e problemas de saúde. Nossos pequenos atletas têm dado um verdadeiro show!

Empregando a comunidade:

Você já deve saber que o Lar Maná trabalha para oferecer melhores condições de vida para crianças. Mas você sabia que também temos trabalhado para impactar a vida de adultos na comunidade? 

Pois é, ao longo do ano passado, procuramos oferecer oportunidades de emprego dentro do Lar para aqueles que passavam por necessidades e estavam pertinho de nós.

Foi uma benção proporcionar renda a famílias vizinhas e minimizar de alguma forma a pobreza e violência presente na nossa comunidade.

Hora da escolinha:

Enquanto as crianças maiores estavam na escola, era comum deixar os mais novinhos brincando sozinhos ou entre si com bonecas e carrinhos. Hoje, eles participam da sua própria escolinha, o “Maná do Céu”, que fica dentro do Lar Maná, onde são estimulados diariamente.

Nesta pré-escola, os pequenos de 1 a 4 anos participam de atividades de leitura, contação de histórias e brincadeiras visando seu desenvolvimento integral.

Assim, já irão ingressar na escola afiados quando “se formarem” do Maná do Céu!

“Coloca no Google!”: 

Hoje, é comum vermos crianças já ensinando aos mais velhos quando se trata de tecnologia, não é mesmo?

Aqui no Maná não é diferente. Através do apoio do Projeto Amigo de Valor do Santander, as crianças de 4 a 12 anos contaram com aulas de informática toda semana e já estão craques em escrever e editar textos no computador, realizar pesquisas online e fazer o uso de jogos educativos! Frases como “coloca no Google aí!” agora são comuns para pôr um fim a uma curiosidade entre os pequenos.

Como ajudar em 2021

Uma das maneiras de nos ajudar a continuar trabalhando para o bem-estar de crianças e membros da comunidade é através de doações. 

Se você deseja se juntar a nós ao longo de 2021, fique a vontade para contribuir no nosso site (https://www.larmana.org.br/como-ajudar/doe/) ou através do PIX 10.386.914/0001-96.

Índice do Jornalzinho

Cadastre-se e Receba Notícias do Lar:

Insira seu nome e e-mail para ficar por dentro das novidades sobre o Lar Maná.

Seu e-mail está 100% seguro.

Pular para o conteúdo